13 de dezembro de 2003

A preocupação que o Dr Rio tem pelos pobres

O Dr Rui Rio sempre foi opositor dos regimes que antigamente eram classificados de esquerda e extrema esquerda em que se incluíam os partidos do Dr Carvalhas e do major Tomé. Agora o predestinado Dr Portas ministro vem lançar a confusão quando afirma que ele é direita e que o Dr Soares pai é extrema esquerda. Tal facto veio trazer a segunda grande dúvida ao Dr Bernardino Soares. Ele que não sabia se a Coreia do Norte não era uma democracia é agora confrontado com uma dúvida muito mais profunda trazida pelo fiel depositário do forte de S. Julião. Não sabe qual é a verdadeira posição do seu partido no leque político e nem o Dr Cunhal o pode ajudar.

Mas é do Dr Rio que se trata. Apesar da sua aversão a esquerdas ele é homem de preocupações sociais. Consigo e com os outros. E a semana passada terá dito textualmente: se não tomarmos conta dos pobres, eles tomam conta de nós. Quer dizer, o Dr Rio debate-se neste momento com um problema de prioridades. Não sabe o que deve fazer primeiro, se tomar conta dos pobres se deixar que os pobres tomem conta dele.

A afirmação causou ainda maior preocupação nos meios da sociedade portuense. Os ricos não querem tomar conta dos pobres e receiam que o Dr Rio os obrigue a isso, por postura municipal, assim à maneira do Dr Santana que vai cobrar a toda a gente para que possa andar de carro naquilo que é dela. Os pobres receiam ter de tomar conta dos ricos e, ainda, de lhes darem sustento, quando o negócio da arrumação de carros deu no que deu e até o governo se queixa da crise. Os pobres de espírito ficaram perfeitamente em pânico, sabendo das tendências filosóficas do Dr Rio, menos eruditas e muito menos pedantes e vaidosas do que as do Dr Carrilho. E sabendo-o temem que ele se possa ter querido referir a eles. Vamos aguardar!


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial