14 de julho de 2004

Questões elementares

Sendo eu ribatejano por razões de nascimento e erros de obstetrícia, portuense pela crise da habitação e carestia de vida, português por pormenores de passaporte e desdita do destino e negro pela leitura compulsiva de Vinícius de Moraes, submeto à superior e inteligente consideração de V. Exa. as seguintes questões essenciais:

Sendo o ministério da cultura do tomate transferido para Santarém será de imediato construído o TGV que o ligue ao paternal e protector Terreiro do Paço? Os combóios movimentar-se-ão a velocidades idênticas às que Michael Schumaker atinge no circuito de Hocknheim, sem perigo de descarrilamento? Nenhum juiz, ainda mesmo que desembargador, terá fundamentos jurídicos que lhe permitam embargar a obra por imprevisíveis atentados ao pudor? Não haverá presos preventivos nem tão pouco respeitáveis cidadãos, vestindo Versace, que sejam obrigados a termo de identidade e residência? Em protecção dos mais desfavorecidos, o passe social será válido para o respectivo percurso, sem aumento de preço ou redução arbitrária de regalias? Incluindo mesmo os mais necessitados, como os chefes de gabinete, os secretários de estado e o inimitável Luís de Matos Delgado? O desenho dos fardamentos a usar pelos funcionários será encomendado a Fátima Lopes que terá que respeitar o uso tradicional do barrete de campino? E Fátima Lopes será justa e convenientemente remunerada, mas em espécie, de preferência em diamantes das plantações angolanas de José Eduardo dos Santos?

Assim sendo, fico muito mais tranquilo e manifesto-me disposto, sem condições, a aceitar o irrelevante cargo de adido cultural no vizinho distrito de Leiria, com direito a casa, mesa e roupa lavada. E verba conveniente para despesas de representação. Pode V. Exa. fazer o favor de me convidar, antes que o Dr Pedro Roseta, mesmo ficando-lhe à desamão, venha a saber e a interessar-se pelo lugar.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial