22 de julho de 2004

Cronologia de uma anedota anunciada

Ontem, em Viana do Castelo - havemos de ir a Viana ó meu amor de algum dia! -, confortado na sua condição de ministro de Estado, da Defesa nacional e dos Assuntos do mar, Paulo Portas ajeitava-se no seu fato de riscas enquanto encomendava barcos. Num lapso revia a trapalhada do Dr Guedes, ministro do Ambiente, que acha que o ministério não serve para nada e que, assim sendo, nada o impede de desempenhar o cargo em part-time. Excepção aberta, a pedido, para o ordenado, as verbas adicionais e as mordomias que aceita receber por inteiro. De preferência sem recibo, sem que o facto seja divulgado, para que não possa chegar ao conhecimento do amigo das finanças e do tesoureiro do Benfica.

Matutava nas contingências da vida, no que penara para chegar onde chegou. No tirocínio que fizera percorrendo feiras e mercados, incluindo as bancas de peixe e os locais de venda de animais vivos. No muito que tivera que estudar para colmatar algumas falhas de formação no aspecto militar tanto mais que, na mocidade portuguesa, nunca desajeitadamente fora além de chefe de quina. Mas valera a pena - tudo vale a pena se a alma não é pequena! - porque hoje dispunha das tropas, exonerava-lhes os chefes e indicava uma secretária de Estado adjunta e para os ex-Combatentes.

Anunciou-o depois, orgulhoso, com a vaidade contida num dos bolsos de dentro do casaco. Era um acto histórico em tantos anos. Nem D Afonso Henriques, o Condestável ou mesmo o frouxo D Sebastião tinham tido a ideia, quanto mais a ousadia. A selecção fora complexa, a publicar anúncios, recolher respostas e analisar currículos. Mas lá conseguira encontrar uma mulher, filha e neta de militares. O que fora difícil porque os militares, como se sabe, quase sempre preferem e optam por fazer filhos varões, relegando as mulheres, quando lhes caiem em sorte, para as lides domésticas, os chás-canasta e, mais recentemente, para a medicina. Enquanto o bastonário da respectiva Ordem lhes não vetar o acesso e as remeter, de regresso, à nobre missão de ter filhos e prepará-los para a conversão dos comunistas e a divulgação do terceiro segredo de Fátima.

A decisão, por palavras próprias, revelava visão e modernidade. Visão acrescida para quem, como ele, nem sequer se socorria de óculos, tão pouco frequentava a consulta do oftalmologista de família. Modernidade porque os tempos que correm lhe são favoráveis, a par de outras modernices mais esquisitas que não vale a pena enunciar. E assim começava a cronologia, em regime de contra-relógio, como nas bicicletas!

16:17
É divulgada a lista oficial dos secretários de Estado. Teresa Caeiro vem designada como Secretária de Estado Adjunta e dos Antigos Combatentes.

16:36
O ministro da Defesa, Paulo Portas, faz declarações em Viana do Castelo, sobre Teresa Caeiro. É a primeira vez que uma mulher exerce um cargo governativo no sector da Defesa, sublinhou Portas, acrescentando que Teresa Caeiro tem experiência governativa e é filha e neta de militares.

18:00
Hora marcada para a tomada de posse dos secretários de Estado. A cerimónia não arranca nessa hora.

18:28
Em plena espera para a cerimónia de tomada de posse no Palácio da Ajuda, é divulgada a notícia de que Teresa Caeiro passa da Defesa para a Cultura e será a nova secretária de Estado das Artes e Espectáculos. Paulo Portas explica que houve um "acerto final". Teresa Caeiro revelou-se mais necessária na Cultura do que na Defesa, justifica o ministro.

18:36
Nova lista oficial dos secretários de Estado, já com Teresa Caeiro como secretária de Estado das Artes e Espectáculos.

18:55
Começa a cerimónia da tomada de posse, com 55 minutos de atraso, devido à mudança de Teresa Caeiro da Defesa para a Cultura. Foi necessário alterar o auto de posse.
[cronologia de uma anedota: segundo o jornal 24 Horas]

P.S. - No meio disto tudo o país apavorou-se. Os noticiários da rádio invadiram a noite. Os jornais encheram de parangonas as primeiras páginas. Os profissionais da comunicação social excitaram-se, entraram em transe, cederam às facilidades da histeria ou aos calores ocasionais da menopausa, conforme os casos. Felizmente durante a manhã veio à antena da TSF o comissário político - ou cronista do regime? - Luís Delgado. Como sempre, ponderado, sensato, inteligente, brilhante e toda a sequência de qualificativos que o almirante Thomaz costumava usar. Para salientar que na América que é a América, no início do seu primeiro mandato também Bill Clinton - que por acaso até era democrata! - Caíra numa série de equívocos e fizera uma série de asneiras. Publicando anúncios, recebendo respostas, analisando currículos e admitindo estagiárias. Caindo até na desfaçatez de "comer" algumas delas e de o confessar publicamente. E não foi por isso que deixou de ser um dos maiores presidentes que a Casa Branca já acolheu. O que é verdade. Com o seu metro e noventa de altura!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial