26 de janeiro de 2004

Santana Lopes é pobre e mal agradecido

A campanha por LisboaSantana Lopes apareceu sábado passado em Famalicão, para jantar, envolto em bruma e nevoeiro. Como D. Sebastião que, mais uma vez, se atrasou e não o acompanhou. Sentiu-se bem - havia, segundo os jornais, muitas mulheres a olharem-no fascinadas - e deu-se ao cuidado, ao que parece, de percorrer todas as mesas. Acabou a elogiar o Dr Barroso e o professor Cavaco e a criticar o Dr Monteiro e o Dr Ferro.

Compreendem-se os elogios e as críticas, salvo no caso do Dr Ferro por ser grosseiramente injusta. De facto o Dr Ferro pretende, em 2006, disputar o lugar do Dr Barroso, não o seu. E tanto assim é que o partido que dirige, preocupado com a indecisão volátil do Dr Santana Lopes, decidiu por bem dar-lhe uma ajuda. Como por Lisboa já havia poucos paineis em que o mesmo fizesse auto-propaganda, resolveu espalhar mais alguns.

Num deles parece que se vê uma mulher cuja mala é roubada por esticão, que grita: "Socorro! Estou a ser assaltada!! Faça alguma coisa Dr Santana Lopes". E num outro aparece a imagem de uma fila de trânsito ao lado da qual uma criança chora e diz: "Pai, mãe, quando é que me vêm buscar? Ouviu Dr Santana Lopes?".

Para dois problemas distintos o Partido Socialista entende que apenas o Dr Santana Lopes é solução. Para o divulgar gasta uma fortuna em paineis que espalha pela cidade, depois de pagas as taxas devidas - pensa-se, claro! - à Câmara de que o Dr Santana é presidente. Põe os apelos lancinantes na boca de seres frágeis, como uma mulher indefesa a ser assaltada e uma criança que se angustia na espera dos pais que não chegam. Ambos chamam a atenção dele, como única tábua de salvação, a divina providência, a fada madrinha e é por ele que clamam. Nem sequer pela Senhora de Fátima, que mora mais longe!

E que fez ele? Em vez de se portar como um distinto cavalheiro, agradecer e convidar o Dr Ferro para almoçar no Tavares Rico, a expensas do erário municipal, que é trabalho político, dispara a apanhar a auto-estrada com destino a Famalicão. Na esperança tonta de ser recebido por moçoilas minhotas à antiga, vestindo trajes regionais e carregando quilogramas de ouro ao pescoço. Bem fica ciente de que o Dr Ferro não cai noutra igual, mesmo que a isso o aconselhem os seus idiotas assessores de comunicação. Os próximos paineis, se os houver, trarão o Dr Carrilho nos braços da D Bárbara, sorrindo felizes do Alto da Graça!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial