29 de setembro de 2004

A RTP e a miséria do seu serviço público

Estive a assistir ao jogo de futebol Chelsea - Porto, para a Liga dos Campeões. Embora não tendo metido o Porto no bolso, como se costuma dizer, o Chelsea ganhou bem e acho que não há reparos a fazer em relação a isso. Mesmo que, como dizia o presidente do Benfica, e o Zeca Telhado hoje relembra, eu não seja também um super sumo na matéria.

Mas já há que lamentar e criticar a conduta da equipa de comentadores que a nossa querida RTP de serviço público teve no estádio. E que, segundo repetidamente afirmou, não contou com o contributo de um repórter junto do banco do Chelsea por dificuldades técnicas. O que, lamentavelmente, nos privou dos palavrões que a equipa técnica seguramente não terá poupado. Os comentários foram, como é hábito, excessivos. Comentar deve ser um acto isento, mesmo sendo-se português, eventualmente do norte, provavelmente simpatizante do Porto. Deve ser um auxílio para o telespectador, na identificação dos jogadores e no trajecto da bola. Os nossos comentadores são tão capazes que se pronunciam até sobre o que iria na cabeça de determinado jogador em certo lance e sobre aquilo que teria pensado. A darem-se conta dessa faculdade de adivinhação acabarão a fornecer-nos, antecipadamente, a cheve do totoloto europeu.

Todavia, bem pior do que isso, foi passarem o jogo a anunciar que a jornada de hoje tinha já golos em quase todos os encontros e que até Deco, agora ao serviço do Barcelona, já tinha marcado um. Mas sem nunca referirem o resultado de qualquer um dos encontros que, noutras paragens, estavam em curso. Acaso sabe aquela tropa fandanga o que anda para ali a fazer ou será tão ignorante que poderá pensar que a Liga dos Campeões se esgota no desafio a que estão presentes? Mais do que profissionalmente incompetente e eticamente desonesta a conduta é alarvemente imbecil. Por tentar fazer de todos parvos na esperança de os manter presos ao canal à espera dos resumos de mais tarde.

Resultados completos

28/09/2004
Olympiacos 1-0 Liverpool
Monaco 2-0 Deportivo
Dynamo Kyiv 4-2 Leverkusen
Real Madrid 4-2 Roma
Bayern 4-0 Ajax
Juventus 1-0 M. Tel-Aviv
Man. United 6-2 Fenerbahçe
Sparta 1-2 Lyon

29/09/2004
CSKA Moskva 2-0 PSG
Chelsea 3-1 Porto
PSV 1-0 Panathinaikos
Rosenborg 1-1 Arsenal
Barcelona 3-0 Shakhtar
Milan 3-1 Celtic
Bremen 2-1 Valencia
Anderlecht 1-3 Internazionale

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial