29 de setembro de 2004

Uma referência

A minha presença na vida, como na blogosfera, não é norteada pela procura de referências. Visito com regularidade sítios cujas opiniões não partilho, alguns que me exasperam, outros que me divertem. Muitos que me enriquecem, tanto mais que ainda hoje piamente acredito que apenas se aprende sempre com quem sabe e faz melhor do que nós.

Sócrates: 470 a 399 ACUm deles, sem a mais ténue sombra de dúvida, é o Citador, um sítio que, a meu ver, é perfeitamente incontornável. Seja-me permitido que, pela sábia actualidade que revestem nos tormentosos dias que passam, dali transcreva, com a devida vénia, algumas citações de Sócrates, o filósofo grego que viveu entre -470 e -399.

Sobre a educação:
Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.

Sobre a pobreza:
Creio que tenho prova suficiente de que falo a verdade: a pobreza.

Sobre a justiça:
Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.

Sobre a juventude:
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sobre o saber:
Só sei que nada sei.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial