28 de dezembro de 2023

Até sempre tia Odete

A minha tia Odete faz hoje a sua última viagem. Hoje será pó, poeira intergaláctica, estrelinha celestial cintilante no cume do universo. Levará até lá o seu riso sonoro, a sua alegria esfusiante, a sua irreverência congénita. Distribuirá alegria e boa disposição, fará amigos, será rainha. E levará a meu tio o meu agradecido abraço de sobrinho e de afilhado.

Nunca calhou dizer-lho, mas esta mulher foi a responsável pela mais fascinante viagem da minha vida. Orgulhoso pela minha quarta classe feita, de contas certas, ditado sem erros e dedos limpos de tinta. E ainda vaidoso com o meu relógio Cauny preso ao meu punho esquerdo, quase habilitado a ser o administrador do concelho.

Embarquei no Huambo, no comboio Mala, a um sábado de manhã, com quase toda a gente acumulada na gare, vendo que novidades chegavam do Lobito, da sua cidade e do seu porto de mar. Até ao Luau, a quase mil quilómetros de distância, com chegada no domingo ao fim da tarde. Atravessando Angola quase de lés a lés, povoação atrás de povoação, muito espaçadamente, porque em África tudo é fascinante e longe.

Atravessar a reserva da Cameia, com a poeira densa entrando por todos os interstícios, a savana imensa estendendo-se para ambos ao lados da linha e toda aquela variedade de animais levantando a cabeça, interrompendo o pasto, livres de todo, indiferentes à passagem daquela longa minhoca metálica que atravessava a paisagem, deixando fumo e a estridência do apito.

Foi nessa viagem, atravessando África, para ir ao encontro da minha tia Odete – e do meu tio Quim! – que eu descobri o mundo a que pertencia. Velho e distante, nunca mais saí dele. E é dele que irei partir. Para ir de novo ao seu encontro, tia Odete!

 

 


 [CM1]iagem

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial