24 de março de 2004

Lisboa: uma casa vazia para Eça de Queirós

Antes de mais, vale a pena ler o que hoje, com o mesmo título, escreve Maria Filomena Mónica, mesmo que o texto não esteja disponível "on line". Depois, de nossa conta e risco, acrescentar alguns breves comentários.

Para Santana Lopes é perfeitamente indiferente que o hotel Bragança fosse na Rua do Alecrim ou na Rua de Vítor Cordon, tanto mais que ele não era o presidente da câmara e, portanto, não é responsável. Mesmo que se não deva divulgar a idade de ninguém, ele nem sequer tinha nascido. Depois as coisas ocorrem-lhe sempre com algum atraso, tanto assim que só deu por ter sido o responsável pela cultura do país, passada uma dúzia de anos e não se sabe depois de quantas passagens pelas docas. É sempre uma concessão da sua parte dedicar um espaço à instalação de uma Casa de Eça de Queirós, uma vez que não o conheceu e não espera tê-lo como cliente do novo casino em cuja construção está empenhado, a bem da redução dos aviltantes níveis de pobreza no concelho e da erradicação da toxicodependência no Intendente.

A Dra Ana Piedade foi seleccionada como directora, seguramente em resultado de concurso público e no mais escrupuloso respeito pelas transparentes normas que a autarquia tem em vigor, embora com carácter reservado por questões de segurança. Depois, como a própria defende, o que é relevante é o facto do edifício se situar numa zona a transbordar de referências queirozianas. Sendo assim poderia o mesmo ter sido adquirido, com igual e inatacável lógica, no Porto, na Póvoa de Varzim ou mesmo em Havana. Nos Campos Elíseos não, que o preço por metro quadrado está pela hora da morte. E como é o próprio presidente da câmara a decidir "estas coisas", muita sorte houve em que o mesmo, pura e simplesmente, não tivesse decidido que Eça nem sequer existiu porque dele se não fala no Kremlin.

Ficámos curiosos quanto ao facto da haver queirozianos encartados. Perseguindo um dos objectivos do governo, que é elevar-nos o orgulho, - travestido de auto-estima! - solicitamos a Maria Filomena Mónica o especial favor de nos fornecer o endereço da entidade que emite os respectivos cartões, para que possamos solicitar o nosso. Para juntarmos, na carteira, aos que já lá exibimos, do Círculo de Leitores, do Automóvel Clube, do Inatel, das sapatarias Charles e dos Armazéns Marques Soares. Muito obrigados!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial