12 de março de 2004

O horror dos meninos soldados

O horror dos meninos soldados
Uma equipa de investigação da universidade belga de Gent entrevistou 301 crianças no âmbito de um estudo sobre as crianças-soldados no Uganda. Desse número de crianças 233 viram alguém ser morto e 118 foram obrigadas a matar alguém.

Mais de 300.000 crianças são actualmente utilizadas como soldados em conflitos armados em 50 países do mundo, segundo estimativas das Nações Unidas.

Todas as crianças inquiridas foram raptadas antes dos 13 anos e permaneceram, em média, mais de dois anos na guerrilha ugandesa.

O testemunho de uma menina:

Fui raptada de noite, de minha casa, em 1996, pelo Exército de Resistência do Senhor. A caminho do Sudão, um dos rapazes capturados tentou escapar e fui obrigada a bater-lhe até o matar. Um dia espancaram-me porque deixei cair um bidão de água. Recebi treino militar durante um mês no Sudão. Depois combati contra os exércitos do Uganda e do Sudão. Íamos às aldeias buscar comida e raptar outras crianças. Um dia, fui entregue a um comandante para ser sua mulher. Fiquei grávida e tive um menino. Durante um combate consegui escapar, mas tive que deixar o meu filho no bosque. Não sei o que lhe sucedeu.

Comentários? Completamente desnecessários!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial