8 de fevereiro de 2005

Bloqueio da campanha



De forma inteligente e sensata Santana Lopes suspendeu hoje, terça-feira de Carnaval, a sua participação na campanha eleitoral do PSD.
Ninguém o compreendeu! A última coisa que alguém, alguma vez, espera daquela cabeça é que possa ser inteligente e sensata. Marques Mendes desafia-o, Pacheco Pereira insulta-o, Luís Delgado esforça-se por cantar-lhe os feitos, mas não sai da mediocridade das pequenas redacções escolares, mal paridas e sem uma centelha de talento.

Já quando o aposentado professor Cavaco o amarrou à cultura do país, para que não se tresmalhasse do rebanho, as expectativas subiram alto no Parque Mayer, dos frequentadores do Capitólio ao vasto elenco do Variedades. Julgaram aqueles que, à conta do subsídio, Manoel de Oliveira iria realizar pornografia falada em português legítimo e César Monteiro iria levar às pantalhas histórias de fadas, eventualmente com lobos e capuchinhos vermelhos pelo meio. Quanto ao elenco do Variedades cada corista sonhou vê-lo aparecer no camarote que o protocolo lhe destinava, assistir ao último acto, ir procurá-las ao camarim e, uma a uma, levá-las para a cama, ensinar-lhes o essencial e fazer delas primeiras figuras. Ao invés, o homem não se perdeu pelo camarote e tomou o sentido de Cascais. Em menos de um fósforo estava de namoro com a gestora de eventos Cinha Jardim, juntaram tralhas, trapos e coisa e tal, foi a única a compreendê-lo. Tanto assim que o mandou de volta, carregando os utensílios de higiene e a roupa interior, pouca, que tinha levado de enxoval.

Em casa de um seu sogro que era general conta-se que o faziam entrar pelas traseiras, o sentavam à mesa da cozinha, lhe serviam o que tinha sobrado do jantar. Uma humilhação! Um seu colega tão de peito como José Barroso chegou a dizer-lhe que nunca se deitaria com a filha de um tal sargento e a compará-lo a um híbrido de Gabriel Alves e de Zandinga, falando de um desafio dos regionais como quem epicamente descreve a viagem de Vasco da Gama até à Índia e, como se isso não bastasse, fazendo que jorrassem moedas de um euro de todos os narizes que lhe ocorresse apertar, incluindo o de Paulo Portas cujas dimensões concorrem com o periscópio de um dos seus submarino.

Na Figueira, quando chegou mascarado de presidente da câmara, chegaram a tomá-lo por um antigo caçador de leões, retornado das savanas de África, quando deram pela plantação de palmeiras no areal e ficaram à aguardar que, numa noite escura, pudesse surgir empoleirado numa delas, à espera da matilha para disparar pela certa. Ninguém chegou a ouvir o estampido de nenhum tiro mas os resultados apareceram à vista desarmada, sem grande espera e sem defuntos leões espalhados pelo chão. Disparar, dispara sempre e se não abate ligeiros pardais sempre degola menos esquivas minhocas.

Agora, quando lhe suspendem a ventilação na incubadora e a canalha, irrequieta e armada de navalhas de bolso adquiridas na Feira da Ladra, se entretém a golpear-lhe as costas, mesmo assim, ela ousa. Contra ventos, marés, facadas, Marques Mendes e Pacheco Pereira, sai de Belém a espumar como um touro acabado de lidar na arena do Campo Pequeno e anuncia que vai regressar pela mesma porta, envergando o mesmo fato, acompanhando o chefe da casa civil até à intimidade dos aposentos do Dr. Sampaio. Faz saber que hoje ninguém leva nada a mal por ser carnaval, risco que não pode correr e que, por isso, não participa em acções de campanha. Não vá alguém, por infortúnio, não lhe levar nada a mal mas tomá-lo a sério. Coisa que, ao longo do ano, ninguém arrisca. A não ser alguma aparição furtiva num qualquer desfile de moda, a certificar-se das medidas dos modelos, ou alguma breve sesta que o ajude a digerir a pizza quatro estações encomendada pelo telefone. A pagar pelo orçamento!

1 Comentários:

Às 8:26 da tarde , Blogger mfc disse...

A história quase completa de um triste...
Retenho uma boa medida do pequeno!
... foi quando dormiu a sesta... naquelas horitas não cometeu qq disparate!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial