12 de setembro de 2021

Duas lágrimas públicas por Jorge Sampaio

 

Quando em 1989 o Dr. Jorge Sampaio foi eleito secretário-geral do Partido Socialista, a revista do jornal Expresso dedicou-lhe um extenso trabalho. Até aí eu não teria ouvido mais do que o seu nome e não sabia da pessoa coisa nenhuma. E desse trabalho jornalístico retive dois pequenos detalhes: o rigor com que, em casa dos seus pais, a mãe impunha o uso da língua inglesa e a conclusão do Expresso de que ele seria demasiado honesto para o cargo para que fora eleito.



Até há três dias o Dr. Jorge Sampaio foi tudo o que se sabe. E, de há três dias para cá, foi mais um conjunto de detalhes que, nas circunstâncias da sua morte, vieram a público. Como o caso de, enquanto Presidente da República, ter visitado uma recôndita aldeia do concelho de Baião e ter tido conhecimento de duas irmãs gémeas, com dez anos de idade, forçadas a abandonar os estudos por falta de transporte e de possibilidades financeiras da sua família. Prometeu resolver a questão, resolveu-a, as irmãs voltaram à escola e ele fez questão de acompanhá-las durante anos.

Nestes três dias foram unânimes as declarações de figuras proeminentes, salientando a morte de “um homem bom”. Circunstância rara porque, infelizmente, poucos são os homens bons que partilham connosco os seus dias, os seus anseios, as suas inquietações e os seus sonhos. Notáveis, a meu ver, as palavras da declaração do Presidente da República, pronunciadas após o conhecimento da morte. Por mim, aqui e agora, duas lágrimas públicas de admiração e de reconhecimento.

 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial