10 de fevereiro de 2022

A contar os votos

 

Então é assim. O presidente Marcelo decidiu, falou e eu vi o telejornal. Percebi que no dia 30 de Janeiro havia eleições. Mandei uma mensagem de telemóvel para o número 3838. Responderam-me. Local de voto: Escola Aurélia de Sousa, Rua Aurélia de Sousa 40. No dia 30 fui. Deram-me um boletim de voto que tinha o comprimento de meio rolo de papel higiénico. Não tinha nomes de candidatos nem a primeiros-ministros, nem a deputados, nem a chefes de turma, nem a nada. Demorei meia hora à procura do emblema que se parecesse com o meu União da Kalumanda, fiz uma cruz, dobrei em quatro, meti no caixote. Disse continuação de bom trabalho, vim-me embora, fui almoçar, dieta mediterrânica.

À noite as eleições acabaram, fecharam as urnas, foram contar os votos, só para saber o resultado. Quem tinha ganho, já todas as sondagens tinham dito, faltava só mesmo vir o Marques Mendes dizer que estava certo e era patriótico, glorificar o país, convocar para levar a coroa de flores para o túmulo do Afonso Henriques, alugar o autocarro. O resultado era de 117 a não sei quantos, mas faltavam ainda quatro minutos dos descontos, penso eu que era, que de política só sei os cinco violinos e, além deles, o Eusébio da Silva Ferreira.

Agora hoje ouço que afinal os minutos de desconto ainda não acabaram, o resultado certo ainda se não sabe, também ainda se não sabe exactamente quem são os 230 deputados, os resultados ainda não foram publicados, parece que só para a semana. E só depois disso é que a assembleia será instalada com os seus 230 deputados, novos, engravatados e patriotas. E elegerá entre pares o presidente, os vice-presidentes, os secretários, esses cargos que até o Benfica e a União da Kalumanda têm. E então quem me explica isso que eu, matumbo regressado do mato das ex-colónias – dignos palopes sem culpa nenhuma – não entendo.



Então a eleição ainda não acabou, os votos ainda não foram todos contados, ainda se não sabe quem são todos os 230 deputados, os resultados ainda não foram publicados e estes, coitados e sem ajudas de custo, já trabalharam tanto? Já indigitaram deputados para cargos. Já os recusaram. Já indigitaram outros. Já voltaram a rejeitá-los por voto secreto. Já correram nus atrás do Costa na praia do Meco, com as ideias ao dependuro atrapalhando-lhes o passo. Já deram a volta ao sol e já se alinham na campanha para a reeleição. Ora porra!

Então o Marques Mendes ainda está na sala, sentado na cadeira, a tentar chegar com os pés ao chão e já o Marquês expulsa os jesuítas dos anéis de Saturno, mandando-os para lá de Plutão? Este país é mesmo muito à frente, não há universo que lhe escape!

 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial