1 de novembro de 2022

Dia de todos os santos

 

Chega Novembro e logo no primeiro dia, sendo feriado nacional, lembra-se a descoberta da Baía de Todos os Santos, como se isso bastasse para afirmar o país no concerto das nações, incluindo a corte de Viena de Áustria, as praias das Seicheles e o arquipélago de S. Tomé e Príncipe.

Dia de todos os santos? Que designação obtusa, sem respeito por valores e princípios que deveríamos preservar e consolidar. Que propósito generalista e inclusivo, como se nele pudessem caber todos, desde D. Afonso Henriques ao Santo Condestável e ao senhor cardeal patriarca de Lisboa. É inaceitável esta abertura esquerdista aos indigentes e aos vadios, acolhendo quem não tem ocupação, vive de expedientes, vende banha da cobra e óleo de jacaré e sobrevive à custa do subsídio de desemprego e do rendimento mínimo nacional. Isso é desrespeitar quem é filho de boas famílias, foi baptizado à nascença, frequentou a catequese, fez a primeira comunhão e vai religiosamente à missa de domingo, comungando a batendo com a mão no peito, para remissão dos pecados. Claro que a questão remonta à fundação da nacionalidade, o que não quer dizer que responsabilizemos o nosso primeiro rei que, todavia, foi seguramente mal aconselhado. Não terá tido o conjunto de assessores de que precisava e que obviamente merecia, apesar dos seus serviços terem onerado o orçamento do estado como, à época, soube salientar o senhor Egas Moniz prostrado, de joelhos, implorando a benevolência divina e a protecção dos pastorinhos de Fátima e do senhor presidente da junta.

E que fez o governo? Criou um ministério, instalou-o no Parque das Nações ou no castelo de São Jorge, deu-lhe um orçamento e nomeou um ministro? Nada disso, limitou-se a continuar à espera de D. Sebastião, não se preocupando sequer com as previsões do tempo, a saber se o mesmo trazia o nevoeiro até ao mar da palha. Limitou-se a esperar e, vá lá, comprou patrioticamente submarinos, nomeando um ministro que foi morar para o forte de Caxias, de forma a vigiar de perto a entrada da barra e os do reviralho das quintas do Seixal. Mas não foi além disso, não lhe deram tempo, encurtaram-lhe as rezas e a duração do terço. E os submarinos não chegaram sequer a Santarém, não derrubaram a resistência das portas do sol, não ocuparam a fertilidade da lezíria, não tomaram Almeirim. Não dominaram mais do que a bacia do Sorraia, tomada pela invasão dos jacintos de água, impedindo a cultura da minhoca, a pesca à linha e a saída das naus a caminho da Índia, a buscar especiarias e a converter os infiéis à força da oração e da espada.

Quase novecentos anos de história e tantos equívocos, apesar do Mestre de Aviz ter dado cabo do canastro ao conde Andeiro e de na Câmara de Lisboa se ter deitado Miguel de Vasconcelos da varanda abaixo, abrindo finalmente caminho à chegada heroica do engenheiro Moedas, com pequeno valor facial mas com elevada cotação na bolsa de Bruxelas e na praça de Monforte. De resto, sem que ninguém gritasse chega, reabilitasse el rei D. Miguel e ordenasse a imediata ocupação de Olivença e reconquista da Índia, de Goa a Damão e Diu. Um visionário cruzado, com a cruz de Cristo pintada na testa, ainda celebrando a portuguesíssima tradição das bruxas e empanzinando-se com arroz de sarrabulho e rojões à moda do Minho, nos restaurantes das margens do rio Lima, acompanhado dos vinhos de selecção da Brejoeira. Não pode ser, todos os santos não, não podem acolher-se todos à mesma manjedoura e ao mesmo pasto. Que na semana que vem isso seja levado em consideração na feira de Espinho para que possa descer o preço do cobertor. E para que voltem à praia os nadadores salvadores, a vigiar as areias e o voo das gaivotas.


 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial