6 de setembro de 2022

Variações intemporais sobre o conde e a festa grande

 

Estava o senhor conde D. Afonso posto em sossego, na sua larga e bem talhada cama em pedra de Ançã, quando o sol já subia pelo céu azul debruado por nuvens brancas. Fresca corria a água na fonte, entre arcos de ogiva perfeita, enchendo os tanques onde os animais vinham dessedentar-se para o tiro e para o trabalho. Silenciosa e vazia estava a colegiada àquela hora em que o sacristão revia os paramentos e actualizava o cochilo. Deserta ainda a taberna no adro, onde o taberneiro repousava a testa sobre o tampo das mesas e sonhava com a venda da ginjinha e o tinido das moedas na gaveta.

O toque das ferraduras na calçada, atravessando as portas da vila, veio interromper a melodia da água fresca e o sono breve do sacristão. Garboso, vestindo Prada, montando a sua elegante égua russa, estava o sempre fiel e dedicado Martim Anes Bucifal, em traje de cerimónia e calçando luzidias botas altas de montar. Com um gesto breve e único do freio fez estancar a montada e pediu para ser anunciado ao senhor conde, mesmo que isso lhe prejudicasse os afazeres e a meditação, porque era solene a sua visita e o seu intento.


Não tardou o senhor conde em receber o seu dedicado amigo, vindo do fértil vale do Olival, onde pontificava um laborioso povo dedicado ao trabalho e temente a Deus Nosso Senhor. Foi caloroso o abraço que trocaram e muito próximas as palavras com que se saudaram. E o senhor conde convidou a que se sentassem, pedindo ao ordenança, vestido como se fosse um guarda suíço, que lhes trouxesse água fresca e uma ginjinha, além do tira-gosto para a jornada. Solícito o ordenança abalou a cumprir ordens e, de mesmo, abriu de par em par as janelas ogivais que davam para o castelo e para o vale onde pelos campos ia crescendo o milho, viçoso e de espiga prometedora.

E da sua missão disse Martim Anes Bucifal que ali estava em representação do Olival e de toda a sua leal e fiel população para humildemente solicitar ao mui nobre conde de Ourém que se fizesse presente na próxima Festa Grande, cujos preparativos prosseguiam com afinco, na esperança de ver satisfeita a sua pretensão. Estavam adiantados a decoração do adro, o palanque para a filarmónica, os andores para a procissão e a barraca para a quermesse, recheada de úteis e variados prémios vindos da república popular da China. Os bolinhos seriam os tradicionais para carregar fogaças e andores e a gastronomia incluiria a sopa de verde e o carneiro guisado com batatas.

O traje? Naturalmente de passeio, que a festa é popular, sem necessidade de marcas ou de costureiros de Paris. E, mais ou menos, é que já assim foi no domingo passado. Salvo seja!

 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial