29 de novembro de 2022

Ideias para uma redacção sem tema

 

Se queres escrever, escreve. Falta-te um tema, um assunto, uma história? Escreve! Escreve ao sabor das ideias que te surjam, mas escreve. E escreve simples e fácil. A escrita é uma forma de comunicação e só se comunica aquilo que os outros entendem. Escreve com correcção, respeita a tua língua, porque é ela que te permite comunicar com os outros. Procura as palavras, cada uma delas tem um sentido preciso, um enquadramento rigoroso. Não utilizes dicionários de sinónimos, não procures palavras difíceis, não qualifiques cada coisa. Evita o adorno dos adjectivos, modera-lhes o uso. Não te preocupes com as metáforas de que ouviste falar e que podem dar brilho ao texto. Elas hão-de ocorrer quando ocorrerem, com naturalidade, ao ritmo do transporte das ideias para o papel. Sim, papel, porque eu uso uma folha de bom papel e o aparo de uma boa caneta de tinta permanente. Sorris? Então experimenta. Descobre o prazer único da escrita à mão, utilizando um bom papel e uma boa caneta. Depois diz-me.

Revê o que escreveste, sê cuidadoso, não te dês por satisfeito. À menor dúvida, socorre-te do dicionário, uma edição escolar basta. Não facilites, todos temos sempre uma hesitação ou um descuido e os dicionários existem para isso, para nos acudirem e para nos salvarem. Revê a pontuação, com calma e com rigor. Lê para ti o que escreveste, onde fizeres uma pausa haverá um sinal de pontuação. Com a importância que lhe quiseres dar, aquele que melhor cumpra a tua intenção de comunicares. E toma nota: nunca é desperdício releres uma vez mais. Muitos erros persistem incólumes à nossa vista e à nossa passagem, por simpatia. Regista que – e é minha a ousadia de o dizer – se o senhor Eça de Queirós fosse vivo, provavelmente ainda não teríamos uma versão final de ”Os Maias”.

E, antes de tudo, se quiseres escrever, lê. Lê muito, lê sempre, lê todos os dias. Lê o que os melhores escreveram. É com os melhores que aprendemos tudo na vida. A propósito, já leste “Os Maias”? Sim? Ótimo, então relê-os. Garanto-te que vais descobrir muita coisa nova e, com isso, aprender a melhorar os teus textos e a senti-los mais capazes de chegarem ao destino. A quem os lê.

 

 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial