17 de novembro de 2003

Dia do não fumador

Comemora-se hoje o dia do não fumador. Um assunto em relação ao qual, se me deixarem, manifesto sem cerimónia, o orgulho da minha vitória. Porquê? Porque hoje, 17 de Novembro de 2003, se completam 10 anos, 8 meses e 15 dias sobre o dia em que, a 2 de Março de 1993, deixei de fumar. Ou melhor, logo às primeiras horas da manhã fumei, até hoje, os dois últimos cigarros que me tinham sobrado de um maço consumido no dia anterior.

Nos dias anteriores, e desde há algum tempo, vinha sistematicamente fumando cerca de 3 maços, quase 60 cigarros por dia. Com o pequeno senão, positivo apesar de tudo, de nunca ter fumado na cama ou em jejum. Deixei os cigarros apenas e só, felizmente, por vontade e decisão próprias. Não houve nenhuma situação particular que me tivesse assustado antes e também ninguém me coagiu a fazê-lo.

Não tomei nada nem tive a preocupação de substituir a nicotina fosse por que meio fosse ou fosse pelo que fosse. Foi complicado? É evidente que foi complicado, que as duas a três primeiras semanas foram completamente insuportáveis, sem que conseguisse ser uma pessoa estavelmente tratável em termos de comportamento. Mas consegui sempre sobrepor a vontade e a concentração às reclamações do organismo solicitando o que lhe havia retirado. Contei as horas, os dias, as semanas, até sentir claramente que chegara a uma fase em que tudo passara já para o meu controlo. Daí para a frente a questão passou a ser apenas comigo. Como o é hoje! Que esta experiência motive os poucos que aqui tomarem conhecimento dela. No sentido de que possam consciencializar-se de que é possível e de que também são capazes de o fazer, desde que o queiram.

Mas noutra perspectiva, diria globalizante, a sociedade é supinamente hipócrita quando arranja um dia por ano para assinalar seja o que for: o não fumador, a criança, o ambiente, o dia sem carros. Porque não serve isso para mais do que para chamar a atenção. Quando os fumadores, ou as crianças, ou o ambiente merecem e precisam de muito mais do que isso.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial