15 de janeiro de 2004

É o fim da macacada?

É o fim da macacada?Ó tu, semanal, ilustre, preclara e sapientíssima Visão. Ó tu, repórter, correspondente de guerra encartado, director com gabinete, pena de ouro do sindicato, Carlos Cáceres Monteiro. Ó tu, que ultrapassaste todos os escolhos que no caminho para o canudo te espalharam os cinzentos lentes de Coimba, desistente da política onde com pouco esforço terias chegado a presidente da junta de Freamunde, José Carlos Vasconcelos. Ó tu também, frequentador de eventos sociais, íntimo do rei de Espanha desde a infância, tu cá, tu lá, com ele, com a rainha, com os filhos e amanhã com os netos, Francisco Balsemão. Ó ínclita geração da Quinta da Marinha, de filhos, netos e avós, disfarçadamente a espreitar pelas sebes à volta da modesta casa do Sr Manuel Damásio enquanto este assiste ao esforçado treino dos atletas do Estoril Praia. Na esperança vã de divisarem por detrás das cortinas de organdi a D. Margarida a calçar elegantes meias de vidro e sapatinhos de cristal inquebrável importados da Boémia. Ó vós todos juntos, diários e ilustres, regeneradores - para o Dr. Prado Coelho dizer que venho directo do século dezanove, que Deus tem! - e liberais, populares de peixaria e comunistas da Versailles, socialistas a banhos na praia do Vau e sociais democratas com tirocínios feitos na esquerda trotskista ou no bairro dos Olivais!

Esta página põe-me em alvoroço, atormenta-me, apavora-me, deixa-me de todo em pânico. Solto-me em gases e mijo-me pelas pernas, sem conter o fedor e sem outro par de calças para me mudar. Nunca esperei que pudesse ser assim anunciado, solenemente e a cores, numa manhã de quinta-feira, ainda por cima na página vinte e dois, o irreversível fim da macacada. Porque o fim da macacada já é isto tudo, todos os dias. Não há macaco que se conserve quieto no seu galho, pendurado pelo rabo, deliciando-se com a banana que, magnânimo, nos enviou da Madeira o governo regional. Cada macaco invade o galho alheio e parte ao assalto da banana do Dr. Alberto João, salvo seja, para lha roubar. Seja qual for o galho, o macaco é cada vez mais um primata sem ética, sem moral e sem princípios, pecaminosamente cobiçando a macaca alheia e devorando a banana que lhe não pertence.

Então agora o fim da macacada ainda vai ser maior? Os da fotografia, com as mamas protegidas da infâmia da mira libidinosa, o olhar tranquilo de quem acredita no governo e está na disposição de votar nas autárquicas, o aspecto magoado de vítimas sem direitos e a erva ecológica e verde ao canto da boca, também vão entrar na paródia? Ó da polícia, que já ninguém respeita, a não ser o Dr Jorge Coelho e o Dr Figueiredo Lopes, e mesmo assim este por obrigação! Acudam! Partam à obtenção de um mandado e apreendam a edição, enquanto é tempo. Se a notícia se divulga nem quero pensar no que poderá acontecer. Mas já sinto as pernas húmidas e acho que realmente já é do fim da macacada!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial