15 de fevereiro de 2004

Durão Barroso tem vergonha do seu passado?

A pergunta tem uma simples razão de ser. Durão Barroso, primeiro ministro deste pequeno rectângulo à beira mar plantado omite, no seu currículo pessoal, a sua conhecida militância no MRPP e os ensinamentos que nessa fase colheu do inesquecível grande educador da classe operária. Porquê? Quando saiu deixou quotas em atraso e ainda teme que o Dr Garcia Pereira envie a sua casa o cobrador do fraque? Ou teme que este venda esse crédito aos árabes, como fez a sua colega de governo Manuela Leite? Ou pura e simplesmente se aburguesou, começou a ter melhor salário, tornou-se num compulsivo consumidor de queijo e isso tornou-o muito esquecido? Pode, se um destes for o caso, estar perfeitamente descansado. O Dr Garcia Pereira é suficientemente socialista para lhe perdoar as quotas e para, se ele assim o entender, lhe remeter uma declaração a atestar que deixou a militância no partido sim, mas sem rabos de palha. E, sendo assim, nem sequer terá de temer que o respectivo valor lhe venha a ser exigido pelo grupo Citybank.

Mas o que de facto parece acontecer é o Dr Barroso comer muito queijo. Da serra da Estrela, de Nisa, de Azeitão, suiço, francês, holandês. No género do que vier, morre! E porquê? Porque foi esta semana a Espanha, distribuir vénias a el-rei D. Juan Carlos e salamaleques ao José Maria e reconheceu que Portugal estava atrasado relativamente aos nossos vizinhos, mas sem culpa nenhuma dele. Esse atraso é, também neste caso, uma pesada herança do passado. Porque, segundo disse, Portugal teve uma descolonização muito difícil de resolver - o que continua a ser verdade porque, contra a vontade do ministro Portas, o Dr Soares pai, reconhecido criminoso da nossa praça, continua em liberdade e sem julgamento - e ainda porque as nacionalizações de 1975 prejudicaram as empresas.

Mas então o Dr Barroso já lhe não chega a pouca vergonha de truncar o seu currículo político? Ainda que seja por culpa do queijo. Então o queijo agora também já faz que não se lembre de que pintou paredes, bateu palmas e gritou palavras de ordem sobre todas as nacionalizações, incluindo talhos, mercearias e bancas de mercado? Continue assim, continue. Continue a esquecer-se de tudo. Esqueça-se do seu vice-presidente Santana Lopes que ele já lhe faz a cama!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial