9 de novembro de 2004

Carta aberta

Na condição de Presidente da Direcção dos Antigos Chavalitos do Infantário do Alto Calhabé venho, em representação de toda a Associação e ao abrigo da lei da imprensa, cujo cumprimento é tão rigorosamente observado como o do código da estrada, referir-me aos dados biográficos de Sexa o Senhor Secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes. Afixados numa porta carunchosa do histórico Forte de S. Julião da Barra e nas costas carregadas de moscas de um esquelético jumento em vias de extinção, algures no interior algarvio.

Como é de uso, solicito seja esta carta publicitada com o mesmo destaque em ambos os lados, em papel reciclado e com fotografia tipo passe, a três quartos e a cores e sem que se possa ver a eventual barba de três dias.

Os dados divulgados, por incompletos, apenas se devem a um de dois factores: o primeiro e o segundo. Sendo que o primeiro seria a exagerada modéstia de Sexa e o segundo a inqualificável falta de rigor estórico de quem fez a investigação e escreveu a prosa. Tive a rara felicidade de conhecer Sexa no infantário do Alto Calhabé, ainda ambos de calções e de bibe de riscado aos quadradinhos, quando os dois frequentámos as suas salas. Não o acompanhei depois, Sexa era super dotado, super rápido, super despachado, atributos que ainda hoje não tenho reunidos, o que muito me tem lixado a vida, diga-se "off record".

Mas, por questão da mais elementar justiça, complete-se com mais rigor o excepcional currículo que apresenta Sexa, o senhor Secretário de Estado da Defesa e dos pensionistas dos 150 euros anuais:

- Chefe de sala dos 4 aos 7 anos no Infantário do Alto Calhabé
- Declamador do poema A Baratinha na festa de Natal do mesmo infantário
- Controlador das crianças até 10 anos na colónia de férias da praia da Figueira
- Conclusão do exame de instrução primária, com distinção e palmas. Ganhou um relógio de pulso.
- Chefe de turma no segundo ano do ciclo preparatório na escola preparatória de Que Aios
- Exame do ciclo preparatório com a média de 13 valores, por desfaçatez do júri
- Membro honorário da Associação dos Antigos Chavalitos do Infantário do Alto Calhabé

Saliente-se ainda que superiormente chamado ao desempenho das funções de Secretário de Estado, tem Sexa em mente o projecto de reforma completa do Estado e da Defesa. Excluem-se os Antigos Combatentes que, como se sabe, já estavam reformados, mas aos quais foi Sexa a primeiro pagar as magnânimas pensões de que alguma justa comunicação social fez eco. Apesar do peso da sua agenda pessoal já Sexa acedeu a estar presente à festa de Natal do Infantário do Alto Calhabé, no próximo mês de Dezembro, disponibilizando-se para a entrega de certificados de frequência e de brinquedos importados da República Popular da China.

A bem da Nação Associação.

O presidente da Direcção,
(assinatura ilegível)

1 Comentários:

Às 12:28 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Eça é cada vez mais revisitado... quer dizer: somos cada vez mais revisitados pela realidade que o Eça conheceu!

Um abraço,
Francisco Nunes

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial