25 de junho de 2012

São João do Porto



São João é, como se sabe, um dos santos populares e o Porto consagra o seu dia como  feriado municipal. A noite de São João é uma festa, com as ruas transbordando de gente, todos brincando, ninguém se aborrecendo. Mas ser popular é um estigma, um sinal de pé descalço, uma menos valia. São João não andou na Faculdade de Economia do Porto e não pertenceu a nenhuma vereação do Dr Rui Rio, ainda que fosse da oposição, sem pelouro atribuído. Por isso o Dr Rio o despreza. São João não foi chefe de coisa nenhuma no Banco de Portugal, nem ajudante de ministro, nem colega do Dr Cavaco num qualquer doutoramento em terras de sua majestade, nem beneficiário de uma pensão de reforma que não dá para pagar as despesas da casa da Herdade da Coelha. Por isso o Dr Cavaco o despreza.

E, desprezando-o, nenhum deles se mistura. São João é visto com um cordeiro ao colo, como um qualquer campónio, no tempo em que os havia. Os Drs Rio e Cavaco andam em carros de gama alta, que não compraram. Com motorista fardado a quem não pagam o ordenado. Quem paga uma coisa e outra é a crise, ou o endividamento ou o Zé Povinho, com manguito ou sem ele. E na noite de São João não se arriscam a levar com o cheiro do alho porro nas ventas nem a cruzarem-se com gentinha que diz palavrões e nem sempre usa desodorizante. Acolhem-se a um dos barcos que navegam o Douro, onde só cheira a mangerico e as sardinhas têm o perfume sofisticado do marisco.

Foi assim neste São João, que ambos festejaram a bordo, de fato e gravata, com o regedor de Gaia espreitando da outra margem, ansiando pelo lugar do Dr Rio, só para poder almoçar mais barato na cantina do pessoal. E o Dr Cavaco sabendo que ali, de noite, quando todos os gatos são pardos, não iria ser apupado. Mas não teve muito que esperar. Foi-o no dia seguinte, em Guimarães e em Castro d’Aire. Como parece que disse Cristiano Ronaldo, o maior embaixador da cultura portuguesa, quando a seleção sofreu o golo dos holandeses: “palhaços do caralho, foda-se!”.

1 Comentários:

Às 1:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

?!?!?!
mjc

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial