17 de março de 2019

Nat King Cole


Nat King Cole nasceu há 100 anos, a 17 de Março de 1919, no Estado americano do Alabama. Negro! Morreu a 15 de Fevereiro de 1965, com 45 anos de idade, no Estado americano da Califórnia. Negro! Vítima de um cancro de pulmão, seguramente auxiliado pelos três maços de cigarros que consumia diariamente. Negro!


Eu tive uma felicidade na vida: foi ter nascido pobre. Isso possibilitou-me brincar com os miúdos da minha idade, sem lhes olhar para a cor da pele e usando, como eles, vestuário modesto, quase sempre saído das mãos diligentes e habilidosas de minha mãe.

Depois, mais tarde, a voz e as canções de Nat King Cole fizeram as delícias da nossa adolescência. Sem repararmos sequer no facto de ele ser negro nem, tão pouco, no facto de não termos nas carteiras assim tantos colegas negros como tínhamos nas brincadeiras de rua. Só demasiado tarde a vida nos chamou a atenção para esse facto e para outros. Infelizmente quase todos persistem, usando vestes mais ligeiras mas mantendo o essencial. Aqui, como no Estado americano do Alabama.

Surpreendentemente, Nat King Cole teve o seu próprio show televisivo em 1956. Negro! Durou um ano, teve de ser abandonado por falta de patrocinadores. Ainda em Abril de 1956 Nat King Cole actua no seu Estado Natal. Com um primeiro espectáculo para brancos e um segundo para negros. Quando Nat King Cole surge em cena, com uma orquestra de brancos para o acompanhar, é exigido que a cortina seja descida. A situação é momentaneamente ultrapassada mas, à terceira canção, o palco é invadido e ele é agredido. Por ser negro!

Em 1956 Nat King Cole tinha 37 anos e, espantoso, isto ocorreu apenas há 63 anos. Já os Estados Unidos tinham posto termo à II Guerra Mundial há mais de dez anos. Com a destruição de Hiroxima e de Nagasáqui e os generais japoneses assinando uma rendição incondicional, em lágrimas, no convés do porta-aviões Missouri.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial