8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Mulher com o qual, obviamente, sou plena e inteiramente solidário, sem constrangimentos e sem considerandos. Concordando nos propósitos, desafino no conceito. E tento explicar por quê.

A Mulher não deveria ter de lutar por aquilo que, por direito natural, lhe pertence. Ela não deveria precisar de exigir ser igual: porque ela é igual. Ela é igual, ponto final! Não deveria precisar de pugnar por ter igual instrução, por ter as mesmas oportunidades, por ter idênticos salários. Tudo são direitos naturais a que deveria ter acesso, sem restrições, sem filtros e sem necessidade de luta. Nenhuma Mulher é mais igual a mim quando se lhe refere o género. Senhoras deputadas e senhores deputados é rigorosamente igual a senhores deputados. Porque as senhoras deputadas devem ter tido o mesmo direito a figurarem nas listas de candidatos, a ser eleitas pelos mesmos votos, a ser tratadas de forma idêntica. Falando quando entendem dever falar, dizendo o que acham dever dizer, defendendo as causas que julgam ser justas. E isso não precisa de género, não tem género, não deveria exigir luta. Impõe apenas igualdade. É igualdade!

Neste dia junto todas as Mulheres do mundo numa só Mulher. A Mulher que foi todas as Mulheres da minha vida e todas as Mulheres de todas as vidas, minhas ou alheias: minha Mãe! A Mulher mais sábia que conheci, a Mulher mais sabedora que que houve no mundo, A Mulher mais simples que toda a simplicidade que varreu o planeta. A Mulher mais sensata pelo mais largo conceito por acaso inscrito nas enciclopédias. A Mulher que superlativamente venero, de mãos erguidas para o infinito, em que revejo toda a grandiosidade do género, todo o génio da espécie, todo o largo âmbito da igualdade. Mulheres de todos os recantos do mundo, senti-vos hoje, cada uma por si e inteiramente, como minha Mãe. Senti-vos nesse patamar! É nessa condição de igualdade que hoje e sempre vos venero a todas!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial