11 de novembro de 2004

Já podem ir

Em Barcelos está tudo a postos e a Quinta pode mudar-se, com armas, bagagens e estufas para as margens do Cávado. A Câmara mandou fazer uma limpeza extra ao centro histórico, garantiu a recolha do lixo - que apelida de resíduos sólidos - durante o fim de semana, encomendou reforço policial ao ministro. A vereação foi intimada a manter-se alerta, disponível em casa, pronta para qualquer eventualidade e capaz de reunir-se em comissão de crise nos baixos do tribunal da comarca. Foi ainda aconselhada a Bagoeira a reforçar as suas existências de vinho verde tinto e de broa e a aumentar a quantidade de bacalhau de molho e a confecção de pudim do abade de Priscos.

Paralelamente foram os munícipes em geral e as senhoras em particular aconselhados a manter-se em casa, de cortinas fechadas e persianas descidas, tomando conta das crianças e evitando que estas saiam à rua, ainda que o tempo esteja de sol. Quem, por inadiável necessidade, tiver que deslocar-se à rua foi aconselhado a fazê-lo de forma discreta, envergando vestuário que não dê nas vistas, desaconselhando-se vivamente a colecção de Fátima Lopes. Tanto quanto possível foi aconselhado a que o façam embuçados, colados às paredes e de preferência sem dinheiro nos bolsos.

Foi vigorosamente reforçada a segurança às tumbas de Gil Vicente e de Rosa Ramalho, tendo sido recolhidos todos os objectos de culto bem como as jarras de flores que as ornamentam. A descendência de ambos até ao sexto grau foi vivamente desaconselhada a aceder a quaisquer convites que sejam feitos para os representarem e, a título preventivo e para evitar a especulação e o açambarcamento, o preço do galo de Barcelos foi aumentado em cinquenta por cento. A entrada na cidade está permanentemente guardada por policiais a cavalo, prevenindo a hipótese do senhor Machado de Assis, a convite do Dr Santana Lopes, se deslocar à cidade para a degustação de uma posta de bacalhau à Zé do Pipo.

Assim sendo, já podem ir. A cidade está preparada para receber a comitiva de celebridades que o Dr Santana Lopes tem a caminho, precedida pela comitiva dos carros publicitários, pelos jornalistas que não cedem a pressões do poder político, pelo único empresário que no país não precisa do Estado e pelos inevitáveis malabaristas, comedores de fogo, gigantones e zés pereiras. O congresso pode seguir.

1 Comentários:

Às 10:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E foi convocada, alguma empresa das que desentope fossas???



blogquisto

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial